Ir para o conteúdo principal

Como a Datadog criou uma plataforma enterprise escalando seu design system com o Figma

Catálogo de recursosCatálogo de recursos

A Datadog é uma das poucas empresas de SaaS corporativo que criou uma verdadeira plataforma multiprodutos ao mesmo tempo que crescia exponencialmente nos últimos anos. Uma peça fundamental para esse sucesso é a organização de seus produtos. O VP of Design, Stephen Boak, o Staff Product Designer, Derek Howles, e seus colegas de equipe de produto e engenharia se concentraram na criação de um processo de desenvolvimento de produtos que pode escalar, criar experiências unificadas em cada um de seus produtos e inspirar uma colaboração significativa desde o início entre suas equipes de PDE. O Figma e o FigJam, bem como o sistema de design interno da Datadog, o DRUIDS, se tornaram rapidamente a chave para a execução dessa estratégia.

Visão geral

  • Setor: Software
  • Segmento: Enterprise
  • Edição: Enterprise
  • Economia de tempo: 100 horas por semana
  • Produtos: Figma, FigJam
  • Integrações: GitHub

A Datadog é a plataforma essencial de monitoramento e segurança para aplicativos em nuvem, ajudando empresas a proteger seus sistemas, evitar tempo de inatividade e garantir que seus clientes tenham a melhor experiência de usuário. As soluções da Datadog são usadas por engenheiros para resolver problemas muito técnicos. A plataforma deve permitir que os usuários visualizem e entendam dados incrivelmente densos de uma forma que faça sentido. Essa é a parte divertida e desafiadora para Stephen Boak, VP of Design, e sua equipe.

A Datadog também é uma das poucas empresas que pode afirmar de forma objetiva que criou uma plataforma SaaS multiprodutos. Em 2019, a empresa abriu o capital com receita recorrente por ano (ARR) de US$ 330 milhões e apenas alguns produtos. Hoje, ultrapassou a marca de US$ 1,5 bilhão de ARR e expandiu para mais de 15 produtos, o que marca um crescimento contínuo de até 70% ano a ano e taxa de retenção de receita líquida (NRR) de 130% (algo que apenas algumas empresas de tecnologia alcançaram). Uma das chaves do sucesso da Datadog tem sido a criação de uma verdadeira plataforma enterprise de vários produtos para continuar seu crescimento exponencial. De fato, 80% de seus clientes agora usam dois ou mais de seus produtos.

A Datadog criou esse negócio com base em alguns princípios fundamentais:

  • um processo de desenvolvimento de produtos que foi criado para ser eficiente e escalável;
  • uma experiência de usuário conectada em todas as soluções que compõem sua plataforma mais ampla;
  • colaboração forte e antecipada entre seus colegas de gerenciamento de produtos e engenharia; e
  • um MVP e um ciclo de iteração constante para que possa aprimorar seu produto rapidamente com base no feedback inicial dos clientes.

Mas isso não aconteceu da noite para o dia. A equipe de produto da Datadog precisou criar um processo de desenvolvimento de produto e design escalável para perceber todo o potencial dessa abordagem.

As dores de crescer e a percepção de que precisavam escalar seu processo de desenvolvimento de produtos

Em 2016, a Datadog iniciou a mudança para se tornar uma empresa multiprodutos. Ela visava grandes planos para continuar a expandir seu conjunto de produtos, mas em alguns anos as equipes de engenharia e design começaram a perceber problemas em escala."Estávamos começando a enfrentar, em nossos processos de design, os mesmos obstáculos que muitas outras empresas que crescem muito rápido se deparam. Chegamos a um ponto em que ninguém conseguia realmente compreender todos os componentes diferentes de UI e variações e eles estavam sendo expressos de forma diferente sem um bom motivo", explicou Derek Howles, Staff Product Designer da equipe.

Os engenheiros da Datadog precisavam duplicar repetidamente o código para os padrões principais, como exibir dados tabulares, pesquisar e filtrar, escolher intervalos de tempo e selecionar opções em menus suspensos. Eles não tinham componentes reutilizáveis e, ao tentarem escalar essas soluções em diferentes produtos com diferentes contextos e comportamentos, o desenvolvimento de produtos ficou especialmente difícil.

O relacionamento e o processo de colaboração entre as equipes de design e engenharia estavam longe de ser ideais. Os dois grupos estavam perdendo tempo demais duplicando o trabalho e tentando se entender durante a entrega dos projetos. Em uma situação, o design não incluiu a engenharia com antecedência suficiente, o que gerou grandes atrasos no envio de um produto.

Tudo isso significava que havia menos tempo disponível para resolver os maiores desafios de produtos da Datadog e para iterar sobre o feedback dos clientes.

A criação de grandes empresas multiprodutos exige "conexão"

O mais importante de tudo: a Datadog queria criar experiências familiares e confiáveis em todo o seu pacote de produtos. Era importante que seus clientes pudessem desfrutar das mesmas experiências excelentes à medida que avançassem pela plataforma da Datadog, independentemente do produto que estivessem usando.

Stephen chama isso de "conexão em vez de consistência", e é incrivelmente difícil se sair bem em escala. As interações padrão do usuário, como pesquisar dados em tabelas ou analisar registros por tempo, precisam ser reutilizáveis e familiares em toda a plataforma, mesmo que funcionem de forma ligeiramente diferente em cada contexto. "Na UX da plataforma, você aprende os movimentos pelos quais os clientes passam no produto e, depois de aprendê-los, você os repete, e essa UX se torna um movimento reproduzível em todos os seus diferentes produtos", explica Stephen.

Essa nova disciplina foi incrivelmente valiosa, mas também dificultou a agilidade, a iteração e o lançamento de novos recursos.

DRUIDS — criação de um processo de desenvolvimento de produtos que funciona em escala

Derek e alguns de seus colegas engenheiros começaram a estabelecer as bases de um sistema de design para ajudá-los a escalar e desenvolver essa conexão. No entanto, o momento "eureka" não surgiu de fato até que a engenharia percebeu a rapidez com que poderiam chegar ao mercado e obter feedback dos clientes sobre protótipos e produtos mínimos viáveis.

"Usando componentes, nosso design system e códigos padrão para experiências de usuário comuns em todos os produtos Datadog, podemos chegar muito rapidamente ao mercado com um MVP e obter feedback valioso do cliente", explica Stephen.

A Datadog estava economizando 10 horas por protótipo e cerca de 100 horas por semana ao usar o Figma e seu design system. O case de negócios era claro.

A empresa se empenhou para desenvolver seu design system; o resultado foi o DRUIDS, uma combinação do Figma como a camada de design e todo o código correspondente no GitHub. O DRUIDS foi criado para ser o mais amigável possível para a engenharia, com múltiplos estados e variações detalhadas com a documentação correspondente. E tem uma aparência fenomenalmente elegante.

O sistema de design da DatadogO sistema de design da Datadog
O sistema de design da Datadog

Figma e FigJam unem suas equipes de produtos

Toda a equipe de produtos da Datadog (gerentes de produto, designers e engenheiros) colaboram usando o Figma e o FigJam em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Os gerentes e designers de produtos começam no FigJam para ideação, feedback do usuário e brainstorming. À medida que os projetos ficam mais tangíveis e bem-formados, eles são transferidos para o Figma, no qual os engenheiros e designers colaboram e iteram bastante.

OKRs do brainstorm da equipe de produtos da Datadog no FigJamOKRs do brainstorm da equipe de produtos da Datadog no FigJam
OKRs do brainstorm da equipe de produtos da Datadog

Em seguida, seus designs são conectados ao seu design system DRUIDS, combinados com o código relevante e enviados. No final do processo, as revisões, as críticas do produto e a colaboração com o mockup ocorrem no FigJam."O FigJam abrange os dois lados do processo de design e permite que nossos líderes tenham visibilidade e forneçam feedback em uma solução simples", explica Steve.

A eficiência da Datadog também se beneficiou da criação de plugins usando a plataforma aberta do Figma. Ela criou um plugin para transformar qualquer componente em modo escuro instantaneamente, um que integra dados relevantes de clientes aos seus designs e protótipos para testes de usuários mais relevantes e outro que permite que os designers insiram qualquer um dos mais de 900 logotipos de integração que podem aparecer na plataforma da Datadog.

Um dos plugins personalizados da Datadog extrai dados para seus projetos com apenas alguns cliques

Por fim, Stephen também economiza muito tempo ao usar alguns dos recursos de administração mais avançados do Figma Enterprise.

"O portal de gerenciamento, o SSO, o provisionamento automatizado e os recursos de segurança do Figma facilitaram muito o meu gerenciamento, me dando tempo para trabalhar em projetos mais estratégicos."

A criação do DRUIDS foi uma das chaves para o sucesso da Datadog

Agora, a Datadog pode lançar produtos mais rapidamente. Tarefas simples e repetitivas são todas atendidas por seu design system e há mais tempo para resolver os problemas mais complexos que interessam (e que seus designers têm mais satisfação em resolver).

Os designers e engenheiros podem fazer a integração mais rapidamente porque são capazes de se atualizar sobre a parte técnica do produto, revisando todos os estados e interfaces de usuário em diferentes produtos em seu próprio tempo."A Datadog é uma plataforma complicada, há muitos conceitos técnicos novos para entender e ter uma documentação robusta significa que é possível passar mais tempo tentando realmente entender o produto em si e os seus casos de uso."

Apesar de ter crescido para mais de 15 produtos e de ter uma equipe de produto muito maior, os designers de produtos da Datadog iteram os designs antecipadamente e recebem a opinião da engenharia sobre comportamentos críticos em uma linguagem compartilhada que incentiva um melhor desenvolvimento de produtos e um alinhamento de equipe mais forte. Essa tem sido uma das conquistas que mais causam orgulho em Derek: manter a mesma cultura forte de desenvolvimento de produtos que tinham no início, apesar do crescimento da equipe.

Mas o mais importante é que, ao liberar mais tempo para resolver os grandes problemas, os designers e engenheiros da Datadog podem pôr a mão na massa para solucionar problemas técnicos e complicados que têm um enorme impacto sobre as empresas que usam a plataforma da Datadog.

Para Stephen e sua equipe, projetar uma empresa de SaaS B2B enterprise e ter sucesso em escala em todos os produtos é incrivelmente gratificante. "Não medimos o valor em termos de bilhões de usuários, mas estamos resolvendo problemas técnicos complexos para as milhares de organizações que adoram nosso produto, nos usam todos os dias e são apaixonadas pela forma como trabalham."

A prova disso é o incrível crescimento de vários produtos da Datadog até o momento.

Fundamentos de Design System

Entenda os fundamentos de design systems, o que são, como funcionam e como podem transformar a forma como você cria um design.

Leia o relatório

Veja como o Figma ajuda a escalar o design

Um design incrível tem o potencial de destacar seu produto e sua marca. Mas tudo o que é bom é feito em equipe. O Figma reúne equipes de produto em um fluxo de trabalho de design rápido e mais inclusivo.

Entre em contato para saber mais sobre como o Figma pode ajudar as empresas a dimensionar o design.

Mostraremos como o Figma:

  • Centraliza todas as etapas do processo de design, desde a concepção até a criação e a construção
  • Acelera os fluxos de trabalho de design com sistemas de design compartilhados por toda a empresa
  • Fomenta a inclusão no processo da equipe de produto com produtos baseados na Web, acessíveis e fáceis de usar

Conecte-se com nossa equipe

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com nossos Termos de Serviço e Política de Privacidade.