Papers by Arnoldo Schmidt Neto

Esse artigo tem como objetivo verificar as possíveis influências da implementação de sistemas ERP... more Esse artigo tem como objetivo verificar as possíveis influências da implementação de sistemas ERP na adoção de modelos de gestão de custos avançados em médias empresas industriais situadas na região norte de Santa Catarina. A partir da década de 70 do século passado começaram a surgir modelos alternativos a Gestão Econômica tradicional baseada em sistemas de custeio por absorção, custeio direto e controle por custo-padrão. Esses modelos alternativos têm forte conotação gerencial e visam se adequar a novas realidades econômicas enfrentadas pelas médias empresas. Essas, por sua vez, estão se voltando rapidamente a processos e atividades com o uso de novas tecnologias como a automação industrial e comercial, Tecnologias de Informação, entre outras. Em face dessas mudanças, os custos indiretos têm um peso maior no custo, tornando os critérios de rateio, amplamente utilizados pelos modelos de gestão econômica tradicionais. Esses modelos são menos eficientes e distorcem seriamente os preços dos produtos e serviços, além de não estarem atendendo as necessidades atuais dos gestores que precisam informações adequadas para enfrentar um mercado cada mais competitivo, com clientes muito mais exigentes e conscientes.

A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC... more A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) apresentam entradas e saídas de recursos, recebimentos e os desembolsos por pagamentos. A presente pesquisa propõe efetuar uma comparação entre a DOAR e a DFC, evidenciando os principais problemas de natureza financeira existentes em cada relatório contábil. Complementarmente à análise, esta pesquisa apresenta um modelo único de movimentação de recursos de natureza monetária, aos dois modelos existentes, denominado Matriz de Estrutura de Capitais (MEC). O método de análise efetuado foi o de compartilhamento das informações fornecidas pelos relatórios estudados. Com isso, elaborouse um modelo que compartilha apenas as informações por grupos de mesma natureza. Os grupos que ora foram identificados pelo modelo possuem duas naturezas: correntes e não correntes. O presente artigo contribui com uma nova ferramenta de análise dirigida a um público-alvo constituído pelos stakeholders e shareholders, já habituados às informações quantitativas e qualitativas contidas na DOAR, DFC e normas internacionais de contabilidade.

XVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Sustentabilidade Na Cadeia De Suprimentos, Nov 7, 2011
THIS ARTICLE AIMS TO DEMONSTRATE THE SELECTION OF A DIDACTIC METHOD OF FUNDING, THROUGH THE USE O... more THIS ARTICLE AIMS TO DEMONSTRATE THE SELECTION OF A DIDACTIC METHOD OF FUNDING, THROUGH THE USE OF MULTICRITERIA ANALYSIS, WHICH BEST FITS THE INDUSTRIAL SET IN THE LEAN PRODUCTION SYSTEM. CURRENTLY THERE ARE SEVERAL COSTING METHODS THAT AIIM TO SUPPLY MANAGERS WITH USEFUL INFORMATION TO DECISION-MAKING. THE DECISIONS ARE INVARIABLY PERTAINING TO THE COST OF THE PRODUCTION PROCESS AND PRODUCT, AS THIS DIRECTLY AFFECTS THE COMPANY´S ECONOMIC RESULTS AND IMPACTS IN THE PURSUIT OF WEALTH MAXIMIZATION AND LONG-TERM MAXIMIZATION OF PROFITS IN THE SHORT TERM. IT SHOULD BE NOTED THAT THE COSTING METHODS PRESENTED HERE ARE VIEWED FROM THE PERSPECTIVE MANAGERIAL ACCOUNTING. THE MULTICRITERIA ANALYSIS CONSISTS OF A SET OF METHODS AND TECHNIQUES TO ASSIST OR SUPPORT PEOPLE AND ORGANIZATIONS MAKE DECISIONS, GIVEN A VARIETY OF CRITERIA. IN THIS ARTICLE, MULTICRITERIA ANALYSIS IS USED AS A TOOL FOR DECISION MAKING IN SELECTING THE MOST APPROPRIATE COSTING METHOD TO MEASURE THE COSTS OF PROCESSES AND THEIR WASTE IN BUSINESS SET IN THE LEAN PRODUCTION SYSTEM. IT WAS FOUND THAT THE METHOD ANALYTICHIERARCHYPROCESS - AHP - CAN SERVE AS A SUPPORT FOR DECISION-COST METHOD OF SELECTION ACCORDING TO THE PRODUCTION SYSTEM ADOPTED BY THE COMPANY.
prof.arnoldo.tripod.com
Esse trabalho tem como objetivo constatar qual a importância do consultoria na implementação de S... more Esse trabalho tem como objetivo constatar qual a importância do consultoria na implementação de Sistemas ERP em médias empresas industriais. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas na área de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informações, Sistemas ERP e de consultoria, empresarial e especializada, e de uma pesquisa de campo (survey) em médias empresas industriais catarinenses. Os Sistemas ERP são sistemas integrados de gestão empresarial que implementados com o apoio de consultorias podem influenciar positivamente o modelo e o processo de gestão das médias empresas catarinenses. Verifica-se que a consultoria, quando bem selecionada e apoiada por diversos fatores, ajuda a diminuir os riscos de fracasso de implementação de sistemas ERP em médias empresas industriais.
prof.arnoldo.tripod.com
Este artigo tem como objetivo principal verificar influências de Sistemas ERP nos fatores do sist... more Este artigo tem como objetivo principal verificar influências de Sistemas ERP nos fatores do sistema sociotécnico em médias empresas industriais. Além da pesquisa feita em 31 médias empresas industriais das microrregiões Norte e Vale do Itajaí do Estado de Santa Catarina, este trabalho também é composto por revisão da literatura acadêmica e especializada, que respaldam as principais questões abordadas. Os resultados obtidos verificam que os Sistemas ERP, quando visualizados e planejados como instrumentos de mudanças organizacionais, podem ter influências positivas no sistema sociotécnico em médias empresas industriais. Finalmente verifica-se que nas empresas pesquisadas, os Sistemas ERP não melhoram o nível de motivação e comprometimento dos colaboradores que resistem às mudanças organizacionais.

members.tripod.com
Este artigo tem como objetivo principal verificar influências de Sistemas ERP na gestão econômico... more Este artigo tem como objetivo principal verificar influências de Sistemas ERP na gestão econômico-financeira em médias empresas industriais. Além da pesquisa feita em 31 médias empresas industriais das microrregiões Norte e Vale do Itajaí do Estado de Santa Catarina, este trabalho também é composto por revisão da literatura acadêmica e especializada, que respaldam as principais questões abordadas. Os resultados obtidos, após as considerações e constatações observadas na literatura e da própria pesquisa survey para este trabalho, verificam que os Sistemas ERP, quando visualizados e planejados como instrumentos de mudanças organizacionais, podem ter influências positivas no sistema sociotécnico da gestão econômico-financeira em médias empresas industriais, tais como: integração das funções do Controller e Treasurer; maior participação do gestor econômico-financeiro na tomada de decisão; aumento da qualidade de informações econômico-financeiras; profissionalização da gestão; entre outros. Por fim, verifica-se que nas empresas pesquisadas, os Sistemas ERP não melhoram o nível de motivação e comprometimento dos colaboradores que resistem às mudanças organizacionais.
SEMINÁRIOS E ESTUDOS DE CASO
professor_arnoldo.br.tripod.com
Entrega da apresentação do seminário para o professor (noldo_neto@brturbo.com.br) e alunos 03 dia... more Entrega da apresentação do seminário para o professor (noldo_neto@brturbo.com.br) e alunos 03 dias antes da data marcada para apresentação em sala de aula. ... Entrega do trabalho final do trabalho acadêmico e da avaliação do estudo de caso (com perguntas e respostas) ...
REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA …, Jan 1, 2011
Cadernos do IME: Série …
Os artigos enviados para publicação deverão ser inéditos, com exceção de resumos ou teses, são de... more Os artigos enviados para publicação deverão ser inéditos, com exceção de resumos ou teses, são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, necessariamente, a opinião do IME. Sua reprodução é livre, em qualquer outro veículo de comunicação, desde que citada a fonte.

Arnoldo Schmidt Neto (UNIVILLE) arnoldo.schmidt@univille.net Edson José Borges (UNIVILLE) assevil... more Arnoldo Schmidt Neto (UNIVILLE) arnoldo.schmidt@univille.net Edson José Borges (UNIVILLE) asseville@brturbo.com.br Resumo: Esta pesquisa verifica como a implementação de sistema ERP produzem alguns efeitos na gestão econômico-financeira em médias empresas industriais. Para a realização deste trabalho utilizou-se como método a pesquisa exploratória e investigatória. O universo da pesquisa foram as médias empresas industriais do Vale do Itajaí e norte catarinense, sendo a amostra não-probabilística de acordo com uma seleção racional e intencional e que possuem características representativas (sujeitos-tipos) do universo da população. Os resultados da pesquisa demonstraram que os efeitos mais positivos da implementação são o aumento do nível da qualidade das informações econômico-financeiras e aumento do nível de profissionalismo na cultura organizacional. Outrossim a implementação de sistemas ERP não estimularam a adoção de modelos de gestão de custos avançados e o diagnóstico de consultorias não produziram os efeitos desejados. Pode-se então considerar que os sistemas ERP tem maior influência na reestruturação organizacional da Gestão Econômico-Financeira do que na flexibilização do processo de gestão. Isso se deve porque as empresas estão mais interessadas em reduzir os custos de sua estrutura do que propriamente flexibilizar o processo de gestão, que demanda mudanças mais profundas no seu modo de atuação. Palavras-chave: Sistemas ERP; Gestão Econômico-financeira; Médias Empresas Industriais.
Race: Revista Administração, Contabilidade e …, Jan 1, 2004
Esse trabalho tem como objetivo constatar qual a importância do consultoria na implementação de S... more Esse trabalho tem como objetivo constatar qual a importância do consultoria na implementação de Sistemas ERP em médias empresas industriais. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas na área de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informações, Sistemas ERP e de consultoria, empresarial e especializada, e de uma pesquisa de campo (survey) em médias empresas industriais catarinenses. Os Sistemas ERP são sistemas integrados de gestão empresarial que implementados com o apoio de consultorias podem influenciar positivamente o modelo e o processo de gestão das médias empresas catarinenses. Verifica-se que a consultoria, quando bem selecionada e apoiada por diversos fatores, ajuda a diminuir os riscos de fracasso de implementação de sistemas ERP em médias empresas industriais.
Uploads
Papers by Arnoldo Schmidt Neto